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Chás e Infusões

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Xícaras de sabor e saúde

Quando falamos em tisanas (infusões) é impossível não pensar em seus benefícios para a saúde. As tisanas possuem sabores deliciosos, aromas envolventes, mas sem dúvida, as propriedades medicinais das plantas com que são produzidas são “a menina dos olhos” dos apreciadores da bebida.

As tisanas são verdadeiros tônicos naturais e contribuem para o alívio ou tratamento de diversos sintomas.

Há centenas de anos, as plantas (incluindo ervas, arbustos, cascas, folhas, raízes, flores e frutas) são utilizadas para preparar variados tipos de medicamentos naturais e, inclusive, são a base de desenvolvimento de uma grande variedade de produtos da indústria farmacêutica.

Uma forma mais suave de se consumir tantos benefícios, é através das tisanas, que preenchem nosso organismo com soluções para os problemas que buscamos tratar, e, além disso, servem como um abraço, um aconchego, um perfumado carinho.

Ervas para tisanas

Que tal conhecer um pouco mais sobre os benefícios das tisanas?

Desintoxicação:

Tisanas elaboradas com ervas que limpam o fígado e livram o organismo de metais pesados, como chumbo, cádmio e mercúrio. Um blend interessante para esta finalidade inclui gengibre, dente-de-leão, bardana e alcaçuz;

Beleza:

Tisanas que atuam sobre a circulação sanguínea e nutrição da pele, unhas e cabelos. Camomila, folhas de tília e folhas de verbena-limão são algumas das plantas que contribuem para a melhora das condições cutâneas;

Resfriado:

Compostas por antioxidantes e vitamina C. Algumas favorecem a garganta, outras melhoram as condições respiratórias como um todo. Alguns ingredientes perfumados podem ser utilizados para tratar estes sintomas, tais como: alcaçuz, canela, gengibre, rosa-mosqueta, alecrim, erva-cidreira, entre outros;

Relaxamento:

Aromáticas e saborosas, estas tisanas contribuem muito para relaxar o sistema nervoso e para acalmar o fluxo de pensamentos. São ótimas soluções para aliviar sintomas de estresse, ansiedade e insônia. Alguns ingredientes clássicos são a camomila, lavanda, erva-cidreira e manjericão;

Digestão:

As tisanas que contribuem para melhorar a digestão, muitas vezes atuam como relaxantes. Alguns ingredientes indicados são: gengibre, alcaçuz, hortelã, hibisco, cardamomo e erva-doce. Ideais para serem consumidas a qualquer momento que sentir desconforto ou após as refeições;

Articulações:

Aqui o destaque vai para os ingredientes com propriedades anti-inflamatórias. O flavonóide quercetina encontrado em frutas escuras, como cranberry e o mirtilo contribuem muito para aliviar dores e outros problemas nas articulações. O gengibre e a cúrcuma também são potentes anti-inflamatórios.

E mais!

Para a saúde do coração, aproveite tisanas que contenham baga de sabugueiro, mirtilo e hibisco.

Tudo com muita moderação e consciência, sempre! 

Agora é só preparar a tisana ideal para você e aproveitar!

Saúde!

Fonte: O livro do Chá – Linda Gaylard – Publifolha

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