Seguimos explorando o mundo pelos caminhos dos chás!
E nesta caminhada, descobrimos produções da Camellia Sinensis muito interessantes, em lugares surpreendentes.
Você sabia que nem só das deliciosas frutas secas e castanhas vivem os turcos? Pelo contrário, eles possuem uma ampla área de terra fértil para produção agrícola. Entre os principais produtos? O chá! Sim, a Turquia é responsável por aproximadamente 4,6% da produção mundial de chá, um percentual bastante expressivo, chegando muito próximo da produção do Sri Lanka.
Somente cerca de 5% da produção é exportada, e o consumo pelos próprios turcos é bastante alto, chegando a uma média até 10 xícaras por dia do que eles chamam de “çay”, um tradicional chá-preto servido forte e doce. E este consumo interno é, de certo modo, estimulado pelo próprio governo: para importar chás, o governo turco impõe tarifa de 145%! Ou seja, é melhor mesmo consumir o chá-preto produzido nas próprias terras!
Esta importante produção é possível porque o clima na Turquia é caracterizado por altas temperaturas e precipitações distribuídas ao longo do ano, ou seja, um clima subtropical úmido, ideal para as plantas. A produção é bem localizada: na pitoresca Rize, nordeste da Turquia, localizada entre os montes Pônticos e o Mar Negro. História e mais história!
E você quer conhecer mais sobre o “çay”?

Ele é preparado como uma forte infusão de chá-preto no “çaidanlik”, conjunto de dois bules em que um descansa sobre outro. O bule de baixo fica com a água fervida e o de cima com o chá concentrado.
Este chá bem forte é colocado em copos em forma de tulipa e a água do bule de baixo é usada para diluir o chá no copo, de acordo com o desejado.
Neste momento, é possível escolher um chá ao estilo “koyu”, preto e forte, ou “açik”, fraco e leve. Cubos de açúcar são usados para adoçar e assim, o çay pode ser degustado, ao “gosto do freguês”!
Que tal reproduzir esta receita na sua casa?
Fonte: O livro do chá – Linda Gaylard – Publifolha
Site: http://brasilturquia.com.br/agricultura-e-pecuaria-286.html