É ou não é: o que mais desejamos no final de um dia agitado, cheio de compromissos, é ficar mais à vontade, tranquilos, calmos… certo? Mas, nem sempre conseguimos! As vezes, a aceleração, preocupações, ansiedade tomam conta e o que deveria ser um momento para uma pausa, vira uma continuação insana de estímulos, que desvitaliza e não permite que um novo ciclo saudável comece no dia seguinte.
Portanto, às vezes é preciso ajudar o corpo a desacelerar.
Algumas possibilidades são:
- Sentar tranquilamente por alguns minutos e respirar, lenta e profundamente;
- Meditar, para acalmar o fluxo mental e organizar o ritmo cardíaco também com a ajuda da respiração;
- Fazer atividades físicas leves como uma caminhada por exemplo. Yoga também é muito recomendado, pois a prática equilibra o corpo entre momentos de gasto de energia e relaxamento;
- Evitar reproduzir em conversas as situações mais agitadas do dia também amenizam o estresse.
Enfim, muito pode ser feito para ajudar a si próprio a desacelerar… de preferência, através de medidas naturais e saudáveis.
E aqui entra uma das opções campeãs para alcançar o estado de relaxamento antes do sono: o famoso “cházinho da noite”!
Sim, ele mesmo. A infusão de plantas relaxantes, calmantes, tranquilizantes ou qualquer outro “antes” que você preferir! Afinal, é o “antes” de dormir que irá influenciar completamente na qualidade do seu sono!
Então, vamos relembrar algumas plantinhas mais tradicionais para preparar o seu chá da noite:
- Camomila: uma das mais consumidas no Brasil, tem indicação para redução dos níveis de stress devido a presença do flavonoide apigenina em seus óleos essenciais;
- Capim-limão: seu óleo essencial auxilia no alívio de sintomas como depressão, estresse e tensão física;
- Melissa: rica em polifenóis, taninos, flavonóides, entre outros, possui ação benéfica no controle de problemas estomacais e muito efetiva na redução da ansiedade;
- Folha de laranjeira: muito conhecida por seus poderes sedativos, indicada para o tratamento de insônia, enxaqueca, ansiedade e cólicas menstruais.
- Lavanda: sinônimo de bem estar, saúde e beleza, possui propriedades calmantes, analgésicas, anti-inflamatórias e ansiolíticas graças a grande concentração do composto Linalol, entre outros princípios ativos.
Um chá de uma destas ervas poderá auxiliar muito a promover o descanso desejado e prepará-lo para um sono reparador, mas lembre-se, é recomendável consultar um médico ou nutricionista para o consumo ideal para você.