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Chás e Infusões

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O cházinho que conforta e acalma a alma

É ou não é: o que mais desejamos no final de um dia agitado, cheio de compromissos, é ficar mais à vontade, tranquilos, calmos… certo? Mas, nem sempre conseguimos! As vezes, a aceleração, preocupações, ansiedade tomam conta e o que deveria ser um momento para uma pausa, vira uma continuação insana de estímulos, que desvitaliza e não permite que um novo ciclo saudável comece no dia seguinte.

Portanto, às vezes é preciso ajudar o corpo a desacelerar.

Algumas possibilidades são:

  • Sentar tranquilamente por alguns minutos e respirar, lenta e profundamente;
  • Meditar, para acalmar o fluxo mental e organizar o ritmo cardíaco também com a ajuda da respiração;
  • Fazer atividades físicas leves como uma caminhada por exemplo. Yoga também é muito recomendado, pois a prática equilibra o corpo entre momentos de gasto de energia e relaxamento;
  • Evitar reproduzir em conversas as situações mais agitadas do dia também amenizam o estresse.

Enfim, muito pode ser feito para ajudar a si próprio a desacelerar… de preferência, através de medidas naturais e saudáveis.

E aqui entra uma das opções campeãs para alcançar o estado de relaxamento antes do sono: o famoso “cházinho da noite”!

Sim, ele mesmo. A infusão de plantas relaxantes, calmantes, tranquilizantes ou qualquer outro “antes” que você preferir! Afinal, é o “antes” de dormir que irá influenciar completamente na qualidade do seu sono!

Então, vamos relembrar algumas plantinhas mais tradicionais para preparar o seu chá da noite:

  • Camomila: uma das mais consumidas no Brasil, tem indicação para redução dos níveis de stress devido a presença do flavonoide apigenina em seus óleos essenciais;
  • Capim-limão: seu óleo essencial auxilia no alívio de sintomas como depressão, estresse e tensão física;
  • Melissa: rica em polifenóis, taninos, flavonóides, entre outros, possui ação benéfica no controle de problemas estomacais e muito efetiva na redução da ansiedade;
  • Folha de laranjeira: muito conhecida por seus poderes sedativos, indicada para o tratamento de insônia, enxaqueca, ansiedade e cólicas menstruais.
  • Lavanda: sinônimo de bem estar, saúde e beleza, possui propriedades calmantes, analgésicas, anti-inflamatórias e ansiolíticas graças a grande concentração do composto Linalol, entre outros princípios ativos.

Um chá de uma destas ervas poderá auxiliar muito a promover o descanso desejado e prepará-lo para um sono reparador, mas lembre-se, é recomendável consultar um médico ou nutricionista para o consumo ideal para você.

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